Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

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Como já dissemos em outros artigos, as páginas de empresas no Facebook são boas alternativas para criar uma relação mais amistosa entre a sua marca e seus possíveis consumidores na Internet, além de exibir conteúdos exclusivos e oficiais.

Então, Como fazer uma página no Facebook? Por onde começar? Hoje, mostraremos um guia simples sobre como criar uma fanpage, inserindo alguns itens para facilitar sua vida e melhorar o nível de conteúdo oferecido.

A maneira mais simples de se criar página no Facebook, é na própria home do site, antes de fazer o login.

Abra o seu navegador e acesse o endereço http://www.facebook.com, na página principal, logo abaixo dos campos de login, você encontra o formulário para fazer um novo registro, encontramos o link para “Criar uma página para uma celebridade, uma banda ou um negócio”.

criar-pagina-facebook[1]

 

Clicando neste link, temos os 1os. passos básicos para começar a criação:

Opções para página no Facebook

Temos 6 opções aqui no total para encaixar a nossa página como uma categoria.

É fundamental escolher a opção que realmente a sua página irá representar.

Ao selecionar a grande categoria, você verá novos campos, como no exemplo abaixo:

Opções detalhadas na criação da página no Facebook

O próximo passo será logar com sua conta de Facebook, ou criar uma nova em caso de ser um novo usuário. Feito isso, você vai se deparar com a página em branco, esperando para ser configurada.

O Facebook já lhe pede algumas considerações iniciais e você pode tomar a seguinte receita:

  • Criar uma imagem para o perfil da sua página. Ele irá identificar a sua página quando outras pessoas verem as suas atualizações;
  • Uma capa bem integrada com o seu assunto para que as pessoas entendam facilmente o propósito da sua página;
  • Coloque ainda informações básicas, tais como horários (se aplicável), site, endereço, etc;

Divulgação e mais divulgação sempre

Montada basicamente a página, o importante agora é atrair usuários e fãs. Como já dissemos, o botão Curtir é essencial neste momento. Comece pelo seu usuário, curta a página recém-criada. A partir daí, é hora de espalhar para todos os cantos e juntar o máximo de seguidores possível.

Uma parte interessante para aumentar a divulgação da sua página é olhar a caixa “Recomende aos seus amigos” e olhar quem dos seus amigos se adequa ao assunto da sua página. É válido lembrar que nem todos os seus amigos pode gostar deste assunto, então nada de sair convidando todo mundo.

O uso de outras redes sociais é essencial. Utilize seu Twitter, divulgue por lá sua nova criação no Facebook. Se possuir uma conta da marca, faça a conexão entre elas, postando atualizações simultâneas. Isso pode ajudar seguidores exclusivos de cada rede a ampliarem os métodos de acompanhar você, seguindo também na outra página.

Uma outra fonte de curtidas pode ser através de campanhas de email marketing através de pessoas que já gostam da sua marca. Se você já possuir uma base, basta enviar um comunicado que agora a sua marca está no Facebook.

Acrescente também o endereço da página no seu site oficial. Abra espaço para que os usuários que acessam o site tenham conhecimento também de sua presença no Facebook. O mesmo vale para o Twitter. Crie um logo, um pequeno anúncio atrativo de “Siga-nos no Facebook”, por exemplo.

Não esqueça também do tradicional “boca a boca”. Fale com seus amigos, com usuários conhecidos online. Não deixe de pedir um apoio para seguir sua empresa, clicar no botão Curtir. Pode parecer meio bobo, mas a tática costuma gerar bons resultados de uma maneira simples.

Com 25 fãs, você terá a opção de alterar a URL de sua página, criando um endereço mais amigável, facilitando o acesso de usuários e também a vida dos robôs de busca, como aprendemos em SEO.

Não abandone o conteúdo

Após toda a divulgação e o trabalho de criar uma página no Facebook, não abandone-a. Alimente o seu mural com notícias, informações, relacionando sempre o conteúdo ao seu site oficial. Lembre-se que o usuário está ali para receber tudo que é ligado à sua marca. Portanto, pense nos seguidores na hora de apresentar um novo conteúdo dentro do Facebook.

Busque a criatividade, cite curiosidades, traga informações relevantes. Vez ou outra varie com um vídeo, uma foto curiosa. São alternativas simples, mas que funcionam se aplicadas de forma correta.

O trabalho de divulgação também deve ser constante. De tempos em tempos, faça o convite à sua rede, compartilhe sempre o conteúdo postado em seu perfil pessoal e peça para os amigos fazerem o mesmo.

É claro que há diversos plug-ins e aplicativos para ajudar ainda mais o seu trabalho dentro de uma página oficial no Facebook. Mas isso é assunto para outro post. Até lá, siga as técnicas básicas e comece a ganhar fãs.

Você verá que essa rede social pode trazer muito mais do que uma simples boa relação com os usuários que estão conectados por lá.

E aproveite para nos acompanhar também no Facebook em Mentes Que Vendem Mais no Facebook!

Como Aprender Mais?

Que tal conhecer todas as possibilidades que uma fanpage pode trazer para o seu negócio? Conheça o Treinamento Facebook Essencial da Camila Porto e descubra todas as grandes e imperdíveis oportunidades e sacadas para que Você possa se destacar na maior rede social do mundo.

Até o próximo artigo

RAUL PORTO
CEO NovaMarka Consultoria TI e Marketing Digital
Blog Mentes que Vendem Mais

 

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